Nosso projeto

Justificativa

Com o processo de expansão e qualificação do Porto de Rio Grande, torna-se muito importante conciliar as atividades portuárias com as necessidades de conservação do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) do Molhe Leste. Considerando que em toda costa brasileira, só existem dois locais que são refúgios de leões e lobos marinhos, é importante monitorar e proteger os leões marinhos no REVIS do Molhe Leste. O monitoramento da do REVIS é necessária no intuito de manter as precauções referentes a possíveis acidentes com navios transportadores de hidrocarbonetos e substâncias químicas, os quais trafegam diariamente pela região.

Além do REVIS do Molhe Leste, vem sendo registrado a ocorrência e permanência de leões marinhos, na comunidade pesqueira da 4ª Secção da Barra, na cidade de Rio Grande, bem como no cais do Mercado Público e da Hidroviária. Faz-se necessário o monitoramento sistemático destes animais e estudos para verificar se existe conexão com os animais que ocorrem no REVIS.

Nosso principal objetivo é executar o Programa de Monitoramento e Conservação dos Pinípedes, realizar ações na Sala do Pescador, apoiar os vagoneteiros e as comunidades do entorno portuário, qualificando as ações socioambientais do Porto de Rio Grande.