Foca-caranguejeira (Lobodon carcinophaga)
A foca-caranguejeira é um mamífero pertencente à família Phocidae. Uma das principais diferenças entre focídeos e otarídeos é caracterizada pela sua locomoção em terra, onde os focídeos não apresentam flexão para frente em seus membros posteriores, diferente dos otarídeos que realizam esta flexão, assim seus movimentos em terra são bem mais lentos com perfil de ondulação. A espécie possui distribuição circumpolar vivendo a maior parte do ano sobre os gelos antárticos, podendo migrar no verão, com o degelo das calotas, para a Austrália, Nova Zelândia, Tasmânia, Sul da África e América do Sul. Esta é a espécie mais abundante de pinípede existente hoje, com população mundial estimada em 12 milhões de indivíduos, sendo deste modo considerada em baixo risco de extinção.
Seu corpo é delgado com cabeça e focinho largos, nadadeiras anteriores grandes e em forma de remo; sua pelagem possui coloração clara, com tons de cinza escuro a cinza prateado, com manchas de formatos variados nas laterais do corpo, diferentemente, os filhotes ao nascerem possuem pelagem de coloração marrom clara ao longo corpo e membros de coloração mais escura. Indivíduos adultos podem pesar até 225kg e chegam a medir 2,60m, com as fêmeas sendo ligeiramente maiores, já os filhotes ao nascerem pesam 20kg e medem até 1,15m de comprimento. Os machos atingem a maturidade sexual entre 3 e 6 anos, enquanto que as fêmeas se tornam maduras sexualmente entre 3 e 5 anos; ambos podem viver mais de 20 anos.
Podem mergulhar a uma profundidade de 450m durante 11 minutos em busca de alimento, porém, são mais frequentes mergulhos de 25m com duração de 5 minutos; se alimentam principalmente de krill, possuindo dentição pequena e adaptada para este tipo de alimento, como também pequenos crustáceos e peixes que possuem glicoproteínas que irão evitar o congelamento do corpo do pinípede. Os principais predadores desta espécie são a orca (Orcinus orca) e a foca leopardo (Hydrurga leptonyx).